O deputado estadual Carlão Pignatari afirmou que conheceu o modelo CER II na capital paulista e classificou o projeto como “impressionante”. Ele destacou que a rede do SUS na região noroeste é “privilegiada” e deve ganhar ainda mais força com a instalação da nova unidade em Fernandópolis.
O prefeito João Paulo Cantarella afirmou que o anúncio representa “um dia especial” para o município e ressaltou a união de lideranças políticas e entidades em torno da implantação do CER II. “Todo mundo se uniu em torno desse tema”, declarou.
A advogada Ana Albuquerque, especialista em defesa de pessoas autistas e ativista da causa — além de autista, assim como seu filho — emocionou o público ao relatar sua experiência pessoal. Ela foi aplaudida de pé.
Em seguida, o deputado federal Fausto Pinato, ainda em recuperação de uma cirurgia, arrancou risos e aplausos ao comentar: “Faz 68 dias que eu não fumo!”. Ele reforçou que trabalha de forma pragmática e afirmou que prioridade é “Fernandópolis”, independentemente de posicionamento ideológico.
Prefeitos e vereadores de várias cidades da região também acompanharam a cerimônia. A previsão é que a construção do CER II seja concluída entre abril e maio de 2026.